Cronograma Capilar

23 de maio de 2015
E aí pessoas, tudo bem?
Meu post hoje finalmente é sobre o cronograma capilar. Tem gente que já conhece, muitas outras não. Até um tempo atrás eu não tinha a mínima ideia do que se tratava.
Já quero deixar bem claro que o meu cabelo de longe não é o mais bem cuidado, sedoso, macio e brilhante...hahaha Muito pelo contrário, ele está bem ressecado e com bastante frizz, por esse motivo resolvi começar essa semana o cronograma capilar (direitinho).
Não sou profissional no assunto, tudo que aprendi foi porque sou curiosa, leio bastante e testo também, então vou compartilhar um pouco do que aprendi.

Jéssica, o que é esse tal de cronograma capilar?
É um tratamento de um mês que serve para recuperar o cabelo danificado pelas químicas, secador e chapinha e etc, revezando máscaras com o intuito de hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo. Mas tem que ter o pé no chão, pois esse cronograma ajuda bastante, mas não faz milagre...Para isso às vezes a tesoura é a melhor solução.

Etapas
O cronograma capilar tem 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, onde você usará máscaras ou produtos específicos para cada etapa, e claro, de acordo com a necessidade do seu cabelo. O melhor é começar com a etapa de hidratação, pois é aqui que ela vai preparar o cabelo para receber todos os nutrientes que você passar depois, deixando-o mais resistente.

A gente sabe que a saúde do cabelo depende muito do que a gente come e da quantidade de água que ingerimos também. Nesse ponto sou tão falha...rs Mas essa semana, pelo menos no quesito água já melhorei e muito! Dois litros por dia, pra mim é um milagre. Hidratação mesmo vem de dentro pra fora.

Como saber o que o seu cabelo está precisando?

Hidratação: Cabelo seco, embaraçado, sem movimento, exposto ao sol e sem brilho. Essa etapa serve para repor a água nos fios e suas necessidade mais básicas. Nesta etapa não tem problemas de sobrecarregar os fios e as máscaras são mais fáceis de encontrar.

Nutrição: Cabelo com pontas duplas, frizz, volumoso, ressecado e sem balanço: Essa etapa serve para dar maciez, diminuindo o volume e deixando mais emoliente. Se fizer mais de uma vez por semana, pode ser que o cabelo fique com o aspecto mais oleoso. (Etapa que mais gosto)

Reconstrução: Cabelo quebrado, fraco, poroso, ralo, em alguns casos espigados e emborrachados devido às químicas. Não é recomendado que se faça mais de duas vezes por mês. O cabelo pode ficar rígido e quebrar ainda mais. Deixe para fazer a reconstrução após hidratar e nutrir bastante.

Para você repor água, nutrientes, oleosidade natural, você tem que ter perdido, então não necessariamente você precisa fazer todas as etapas. Por isso que às vezes a gente adora um creme e com o passar do tempo ele não faz mais efeito, é justamente porque naquele momento ele não precisa mais daqueles nutrientes. Para um cabelo ter brilho, ele tem que ter perdido, funciona basicamente assim.

Já já vou mostrar o cronograma que fiz para o MEU cabelo, mas antes vou mostrar que tipos de ingredientes uma máscara precisa ter para que você saiba encaixá-las nos cronogramas, pois algumas meninas me perguntam: Como vou saber o que uma máscara de nutrição precisa ter? Então vamos lá. Procure pelos seguintes ingredientes nas máscaras, lembrando que ao ler os rótulos, quanto mais no início da composição o ativo estiver, maior quantidade dele vai ter na máscara, se ele estiver mais pro final, não vale tanto a pena.


Não costume acreditar em tudo que vai na "cara" da máscara. Eu usava até uns dias atrás uma máscara da Acquaflora que se chama Hidratação intensa. O que eu fazia? Usava ela como máscara na etapa de hidratação, até meu cabelo começar a rejeitar e eu resolver ler a composição. O que tinha? Colágeno. Máscaras com colágeno costumam ser reconstrutoras e não hidratantes. Então nem tudo que parece é. Às vezes tem lá NUTRIÇÃO, bem grandão e quando você analisa os componentes vê que nutrição é o que tem de menos.

Aqui tem alguns exemplos de máscaras que você pode utilizar para cada etapa, dependendo do tipo do seu cabelo. As que estão em negrito já utilizei, as demais são indicações.



Bom, como já falei e repito, fiz o cronograma a seguir com base no que eu acho que meu cabelo necessita, você pode fazer um que seja mais adequado para você. Eu costumo lavar meu cabelo 3x na semana, tem gente que lava menos ou mais. O cronograma dura 1 mês. Após esse período é legal que você faça hidratações semanais e nas demais lavagens só um bom shampoo e um bom condicionador.



Ah tem mais uma coisa. Na hora de comprar máscaras e condicionadores, eu tenho o hábito de ficar lendo as composições. Se leio as seguintes palavrinhas: Paraffinum Liquidum, Mineral Oil, Liquid Paraffin, Paraffin Oil, Petrolatum, Dimethicone... Evito comprar. Não entrarei em detalhes, mas esses componentes só dão a sensação de hidratação, é como se formasse uma maquiagem nos fios, não está tratando. Com o passar do tempo, eles vão se acumulando no cabelo, deixando-os mais pesados e dificulta MUITO a absorção de outras substâncias, pois são insolúveis em água. O que isso significa? Que você pode lavar os cabelos com um shampoo comum, que eles continuarão lá, impregnados. A única forma de retirá-los é usando um shampoo detox ou anti-resíduos, como a maioria conhece, só que esses shampoos não podem ser utilizados em todas as lavagens, pois ressecam muito o cabelo.

É muita informação para um post só...rs Olha que tentei resumir, mas espero que tenha te ajudado a escolher melhor seus produtos e a cuidar melhor das suas madeixas... ;D

Qualquer dúvida, é só comentar aqui em embaixo, se eu souber, terei o imenso prazer em responder.

Beijos a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Banner Publicidada – rodapé

Instagram

Me segue no

Instagram

© 2016 – Todos os direitos reservados

Desenvolvimento com por